Grota

grota1Este texto é resultado de um trabalho de investigação dos alunos do Projeto Olho Vivo 3, moradores da comunidade da Grota junto a outros moradores da região.

Dentre muitas questões, os alunos perguntaram a origem do nome Grota do Surucucu. Alguns moradores responderam com dúvida: “porque tem forma de gruta e também porque aqui havia muitas cobras surucucu”, disse João, de 43 anos, morador da comunidade há 15 anos. Sobre a relação entre Grota e Cachoeira, através de uma pesquisa feita pela Internet, os alunos descobriram que existia um caminho que ligava São Francisco / Cachoeira ao Largo da Batalha. Este caminho recebeu a denominação de Estrada da Cachoeira, pois nele existe um rio que, em outras épocas, formava uma cachoeira.

Como era a Grota antigamente? “Era tudo deserto, não tinha muita casa, não tinha água, luz e nem asfalto”, relembra Jurani Magalhães, de 40 anos, morador da comunidade há 32 anos. “Aqui tem muitos moradores antigos, Seu Leno, Seu Lázaro, Dona Maria e seu Enzo são exemplos de pessoas que residem aqui há bastante tempo”, disse Hermano, morador há 23 anos. Mesmo diante de alguns problemas, como o desemprego, o valão e a lixeira, pois o cheiro é muito desagradável, como relatam alguns moradores, muitos acham que a Grota é também um lugar bom de se viver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>